blog
24/4/25

APIs de câmbio e integração com meios de pagamento podem acelerar as operações das fintechs

Por

Michele Loureiro

Cerca de 2 mil fintechs realizam operações no Brasil, um número que cresceu 77% nos últimos cinco anos, de acordo com relatório da Distrito, consultoria de inovação. Além disso, inúmeras empresas financeiras internacionais realizam operações comerciais com o Brasil. Todas elas têm a questão do câmbio como ponto comum e as transações em moeda estrangeira podem desempenhar papel estratégico nos resultados dessas companhias -- e impactar diretamente no avanço dos negócios.

 

Para impulsionar o crescimento dessas empresas de forma segura e ágil cresce a busca pela adoção de APIs de câmbio, frentes que permitem acesso instantâneo a taxas atualizadas e competitivas, evitando atrasos e perdas financeiras causadas por flutuações cambiais. As APIs (Application Programming Interfaces) de câmbio são conjuntos de regras e protocolos que permitem que diferentes softwares se comuniquem entre si e faz com que empresas e desenvolvedores integrem as operações de câmbio diretamente em seus sistemas, automatizando processos e reduzindo a necessidade de intervenção manual.

No contexto financeiro, elas ainda facilitam a integração de serviços como pagamentos, câmbio e gestão de contas, permitindo que desenvolvedores criem novas funcionalidades sem precisar reinventar a roda.  

Boa parte dessas companhias financeiras optam por contratar parceiros que garantam a integração com redes globais de pagamento. Dessa forma, as fintechs apoiam seu crescimento seguro com liquidez, rastreabilidade e conformidade com regulamentações locais e internacionais — elementos cruciais para a construção de confiança com usuários e parceiros em diferentes mercados.

 

Segundo Bruno Foresti, Diretor do Ouribank, que apoia fintechs há mais de 15 anos, o banco possui um hub de soluções para facilitar o onboarding de empresas internacionais e simplificar as operações no mercado brasileiro com mais agilidade e segurança. “Temos tecnologia e conhecimento para agregar aos negócios dos clientes e ir além do câmbio. Realizamos as operações com velocidade e segurança e temos expertise para usos específicos, pois nossa ampla experiência advém das particularidades de cada cliente”, diz.

 

Ele menciona que a estrutura do Ouribank é capaz de coordenar todas as transações internacionais seguindo as normas brasileiras e faz com que as startups não precisem de mão-de-obra interna para realizar essas operações. Desta forma, há redução de custo e liberação de pessoal para desdobramentos mais estratégicos.

 

Entre os destaques das operações realizadas com as empresas está o Pix internacional, que apesar da praticidade na transferência de valores, requer arranjos financeiros e cumprimento de normas para ser efetivado. “Nosso time é capaz de ajudar as empresas a ganharem escala nas operações e garantir o recebimento dos valores”, explica o executivo.

 

Bruno diz ainda que sob a perspectiva da segurança, as soluções do Ouribank incorporam camadas robustas de autenticação, criptografia e monitoramento antifraude, o que mitiga ameaças como lavagem de dinheiro e transações não autorizadas. Com isso, as fintechs conseguem acelerar a presença global sem comprometer a integridade financeira, nem a experiência do cliente. “Ao facilitar remessas internacionais, pagamentos em múltiplas moedas e reconciliação automática de valores, essas APIs ampliam o alcance competitivo das empresas e abrem caminho para novos modelos de negócio em um cenário digital cada vez mais interconectado”, afirma.

            

Bruno destaca que o banco é capaz de oferecer soluções customizadas. “As APIs permitem que empresas criem produtos e serviços de câmbio personalizados para atender às necessidades de seus clientes e os clientes podem expandir seus serviços para diferentes mercados e públicos, aproveitando a infraestrutura e a expertise do Ouribank em câmbio”, diz.

 

Facilidade e eficiência na integração

 

Recentemente o Ouribank criou um Portal de APIs, que oferece uma experiência intuitiva que permite que desenvolvedores implementem rapidamente funcionalidades como pagamentos instantâneos através do Pix, serviços completos de câmbio automatizado e gestão de contas internacionalmente. A plataforma foi projetada para garantir a eficiência operacional aliada à segurança de alto nível, com padrões rigorosos de criptografia e autenticação.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora