Por
Michele Loureiro
Cerca de 3,2 mil transações por segundo, 192 mil por hora e 4,6 milhões por dia. Esse é o volume de operações de Pix internacionais que o Ouribank tem capacidade de realizar, o que coloca o banco como destaque entre as instituições financeiras e na liderança do mercado de câmbio.
Segundo Jhonatan Costa Muniz, Gerente do Hub de Negócios do Ouribank, a robustez tecnológica para realizar o grande volume de transações em poucos segundos é fruto do novo posicionamento do banco, especialista em serviços digitais, com foco em internacionalização. “Cerca de um terço dos colaboradores da companhia atua na área de tecnologia e garante segurança e agilidade nas transações”, diz.
A modalidade conhecida como Pix Internacional nada mais é do que um mecanismo para que empresas de fora do Brasil possam fazer e receber pagamentos instantâneos em Reais e vem sendo cada vez mais buscada por e-commerces de diferentes frentes de atuação, desde empresas de tecnologia e games, até de vendas de produtos, serviços e mercado de apostas.
Entre os clientes do banco estão um recente contrato com um e-commerce de produtos chinês, que transaciona cerca de R$ 150 milhões em Pix por mês, e a Nomad, fintech brasileira de cartões globais. “Realizamos cerca de 45 mil operações por dia para a empresa e 99,5% das operações acontecem em menos de cinco minutos. Ou seja, o cliente abastece o cartão por Pix, nós identificamos o recurso, validamos o CPF e disponibilizamos o dinheiro na conta já com o câmbio selecionado”, afirma o executivo.
O mecanismo de Pix Internacional promove uma agilidade no fluxo de caixa, pois o valor fica disponível imediatamente e pode ser usado pelo cliente para fazer outros pagamentos, por exemplo. Isso traz eficiência e segurança para os negócios. Além disso, com o Ouribank, o cliente internacional consegue fazer a gestão das transações diretamente do exterior.
Dados do Portal E-Commerce Brasil mostram que há um aumento de 10% no faturamento de empresas que vendem pelo meio digital. Além disso, uma pesquisa do The Global Payments Report 2024 mostra que o Pix representa 30% do volume de transações no e-commerce nacional, com projeção chegar a 50% do volume até 2027. “Os e-commerce reconhecem a vantagem do Pix e o apreço da modalidade pelos clientes brasileiros e nos procuram cada vez mais para viabilizar as operações”, afirma Muniz.
Agilidade nas operações
Para o executivo, a ideia central é massificar pagamentos internacionais oriundos do Pix e facilitar as transações para o usuário nacional. Entre os diferenciais do Ouribank estão velocidade, transparência e compliance das validações. “Os boletos levam até três dias para serem faturados, uma TED bancária até 4 horas, enquanto o Pix é praticamente imediato. Os dois lados saem ganhando”, avalia.
Para viabilizar essa agilidade, o Ouribank possui uma estrutura que analisa o CPF dos clientes com base em diversos bancos de dados certificados, verifica a entrada do recurso, aplica o câmbio e reflete o saldo do pagamento. “Contamos com um portal onde o cliente tem o histórico com as operações e em menos de cinco segundos a tela já atualiza com o saldo para que seja possível vincular a venda”, diz. “Dessa forma, o grande passo é o ganho de tempo e a transparência no fluxo que a gente opera. O usuário e o cliente sabem quanto vão pagar e receber”, completa.
A área de pagamentos internacionais do banco foi formatada para atender as necessidades de cada cliente e desenvolve produtos taylor made, feitos sob medida, para se enquadrar nas modalidades desejadas. “Conseguimos desenhar soluções independentemente do tipo de negócio, de acordo com o fluxo e a demanda”, diz o executivo.
Outra vantagem para os e-commerces que plugam sua estrutura no Ouribank é a possibilidade de ter acesso a todos os serviços do banco, que incluem frentes como consulta de taxa de câmbio 24 horas por dia, crédito, hedge cambial e remuneração de recursos. “O dinheiro não precisa ficar parado sem render e nós temos produtos que atendem todos os perfis”, afirma Muniz.
Justamente para divulgar a área de pagamentos internacionais, o Ouribank participou da Money 20/20, em Las Vegas, Estados Unidos, no final de outubro. O maior encontro do ecossistema monetário global, incluindo bancos, pagamentos, tecnologia, startups, varejo e fintechs, serviu de palco para os executivos do banco apresentarem soluções para os potenciais parceiros internacionais e fechar novos negócios.
Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.
ouça agora