blog
4/7/24

Ouribank cria Portal dos Correspondentes para dar autonomia e alavancar negócios dos parceiros

Por

Michele Loureiro

Em uma iniciativa pioneira que visa agilizar o atendimento e dar autonomia para os seus mais de 700 correspondentes cambiais espalhados pelo Brasil, o Ouribank desenvolveu o Portal dos Correspondentes, o PCor. Com a ferramenta, os parceiros podem realizar fechamento de câmbio e diversas operações diretamente com os clientes.

 

O PCor é capaz de atender demandas de pessoa física e pessoa jurídica em contratação de câmbio pronto de até US$ 1 milhão, montante que responde por cerca de 90% das operações de mercado. “Iniciamos o projeto em fases, há pouco menos de um ano, e mais da metade das transações do banco já é realizada pelo Portal dos Correspondentes”, diz Camila Aoki, Gerente de Produtos do Ouribank.

 

A plataforma permite contratar operações de câmbio pronto (envio e recebimento), realizar o cadastro dos clientes de forma 100% digital, emitir comprovantes de contrato e SWIFT, consultar canal bancário, e realizar solicitações diversas.

 

Segundo Camila, com o PCor é possível realizar fechamentos de câmbio de forma rápida, segura e eficiente. “O correspondente ganha autonomia e acompanha todos os fechamentos em tempo real. Com isso, sobra tempo para gerenciar a carteira de clientes e aumentar seus ganhos”, afirma.

 

Além disso, com o grande volume de operações realizadas pelos próprios correspondentes por meio do PCor, os especialistas de câmbio do banco que trabalham na mesa de operações podem se dedicar às questões mais estratégicas, como o suporte a produtos mais personalizados. “É um ganho para os dois lados. Esta é uma ferramenta diferenciada de mercado. Entre os principais players, não há um portal dedicado para correspondentes como esse que estruturamos”, afirma Camila.

 

Outro diferencial da solução é a usabilidade do portal. Por ser plug and play, o acesso não demanda alta expertise e tem simples navegação. “O PCor foi concebido para ser uma ferramenta amigável e abranger as maiores necessidades dos correspondentes, como contratação, cadastro e pós venda.”, diz Camila.

 

Atualizações constantes

 

Segundo Camila, a função principal do portal, que é de realizar as operações, já foi extrapolada e a ferramenta está em constante evolução. “O PCor facilita o dia a dia centralizando informações dos clientes. Conseguimos trazer para dentro dele funcionalidades que o correspondente teria acesso apenas via interações por e-mail ou telefone. O cliente também ganha com isso, pois é atendido mais rapidamente”, afirma.

 

São informações como fluxos de onboarding de clientes, gestão do relacionamento com a instituição, fundamentação econômica de operações e limites, entre outros. “É um processo de autosserviço. Tudo pode ser acompanhado via PCor e há uma alta aceitação da ferramenta entre os correspondentes”, diz Camila.

 

Ele ressalta que novas aplicações estão a caminho.  “Há uma entrega de valor contínua e estamos lançando funcionalidades constantemente. A celeridade dessa plataforma é muito grande”, diz. Os próximos planos incluem a construção de um dashboard com todos os dados que ajudem na tomada de decisão proativa do correspondente. “A equipe de tecnologia trabalha em uma frente que vai compilar os indicadores em telas estratégicas para que o parceiro consiga avaliar a saúde de seu negócio e criar estratégias de crescimento”, diz Camila.

 

Além de ajudar os parceiros a evoluir, o PCor também é uma porta de expansão para o negócio do banco, que vem crescendo de forma exponencial e é referência no mercado de câmbio há mais de quatro décadas. “Esta iniciativa faz parte da constante evolução do Ouribank”, diz Raphael Coracini, Gerente da Mesa de Câmbio do Ouribank.

 

Mais do que focar em sua expertise em câmbio, recentemente a instituição se reposicionou no mercado para assumir o posto deum banco digital completo para pequenas e médias empresas. Os serviços incluem a oferta de linhas de crédito como capital de giro, conta garantida, antecipação de recebíveis e supply chain finance. “A ideia é ter tudo o que o cliente precisa em um mesmo lugar, de forma ágil e segura.”, finaliza Coracini.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora