acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
16/1/2024

Ano novo, dúvidas antigas

Por

Cristiane Quartaroli

Causa: O ano mal começou e parece que ainda estamos requentando os mesmos temas do ano passado. Terminamos 2023 com um misto de sentimentos. Por um lado, tivemos um bom desempenho da economia brasileira, com expectativa de maior crescimento, inflação e juros cedendo. Mas parece não ter sido suficientemente bom para melhorar o comportamento da nossa moeda – que fechou o ano mais valorizada do que começou, mas ainda assim em nível elevado. Além disso, a dúvida sobre o futuro das contas fiscais continua sendo uma questão importante e deverá ser fundamental para a evolução do câmbio nos próximos meses.

Consequência: A dúvida permanece e, com isso, ainda é cedo para dizer se nossa taxa de câmbio continuará em trajetória decrescente ou não ao longo deste ano. Uma coisa é fato, a volatilidade irá existir, ainda mais em um ano com tantas decisões importantes ao redor do globo – sejam elas econômicas (futuro dos juros nas economias desenvolvidas e aqui no Brasil) ou políticas (eleições municipais no Brasil e presidência nos EUA). Hoje, o mercado prevê o dólar a US$/R$4,95 para o final deste ano. Nós acreditamos que poderá ser mais baixo. Mas a dúvida permanece.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora