acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
1/12/2020

Reformas para ontem

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Após melhora observada na semana passada, os  mercados voltam com tom de cautela em dezembro, por conta de mais um embate  entre EUA e China. Dessa vez, os EUA querem incluir mais empresas de  tecnologia e de energia em uma lista de restrição, o que impediria o acesso  de investidores americanos a tais empresas. O mercado não gostou. Mas vale  lembrar que a transição do governo Trump para Biden poderá amenizar a disputa  entre esses países. Assim esperamos!  Aqui no Brasil, após as eleições municipais no final desta semana, o foco  volta a ser a discussão das medidas que estão trancando a pauta do Congresso.  Elas precisam ser votadas para que, posteriormente, se iniciem as discussões  sobre as reformas. Mas apesar dos esforços do presidente da Câmara, é  possível que o assunto “reformas” fique para o próximo ano, por conta da  evidente falta de coordenação entre as autoridades e, também, por conta da  proximidade do recesso de fim de ano, que começará próximo do dia 18/12.  

CONSEQUÊNCIA:

dessa forma está difícil imaginar algum alívio mais  consistente para nossa taxa de câmbio, que parece ter estabilizado perto dos  US$/R$5,30. Assim, vamos continuar à mercê da aprovação das vacinas e à  espera, principalmente, do andamento das reformas... para ontem!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora