acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
28/5/2019

Sempre A Política

Por

Fernanda Consorte

CAUSA:

Nesse último  domingo, pessoas foram às ruas protestar a favor do pacote anticrime do  ministro da Justiça, Sérgio Moro, e, em menor escala, da reforma da Previdência. Marchas também ocorreram para críticas ao “centrão e sua velha  política”, assim como a Rodrigo Maia. Na minha opinião, foi uma reação mais  focada para destravar a economia do que, essencialmente, uma marcha  pró-governo — o que é positivo.  Lá fora, os EUA continuam em cima do muro em relação ao andamento do acordo  comercial com a China, ou seja, o clima de cautela permanece.    

CONSEQUÊNCIA:  

Ficou uma percepção  mais clara por parte dos congressistas que o povo (ou boa parte dele) quer  reformas e pode, portanto, diminuir a resistência de alguns. Verdade que há  efeitos contrários também, como aumento das tensões com deputados e senadores  (pró e contra reformas) e possibilidade de nova manifestação da oposição.  Dessa forma, cabe ao governo seguir trabalhando na proximidade com o  Congresso para apaziguar o mercado. Enquanto isso, difícil vermos dólar  abaixo de US$/R$ 4,00.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora