acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
25/8/2020

Sinais de alerta

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Considerado a sensação mais instintiva do ser  humano, o medo é natural a todas as pessoas e difícil de eliminar. Isso  acontece porque o medo tem a função de nos alertar e proteger do perigo. E a  sensação é de que o medo tomou conta dos mercados financeiros. Vocês não  acham? Desde que a pandemia começou, muitas incertezas pairam no ar e há  algumas semanas o sentimento de cautela e a volatilidade aumentaram muito,  sobretudo no mercado de câmbio.    Isso porque não sabemos onde vamos pisar no próximo segundo. Nesta semana,  várias frentes estão permeando o comportamento dos mercados,entre as quais  destacamos: 1. a corrida das vacinas que estão em testes, mas que até agora  não tiveram efeitos práticos; 2. a disputa sem fim entre EUA e China, que se  intensifica ainda mais, agora, a poucos meses das eleições americanas; 3. a  grande preocupação com as contas ficais brasileiras, e 4. a desgastada imagem  do nosso país frente aos investidores estrangeiros (eles que trazem dinheiro  para o Brasil, lembram?).

CONSEQUÊNCIA:

Nesse ambiente, os sinais de alerta continuam e a pressão  sobre nossa moeda também. E, para completar, o governo brasileiro disse que  vai anunciar ainda hoje um pacote de medidas para tentar conter os severos  efeitos do coronavírus na nossa economia. Se por um lado o tal pacote é visto  com bons olhos, pois pode auxiliar na retomada da economia,por outro, imprime  ainda mais cautela pela preocupação com relação à origem dos recursos em um  momento fiscal já tão delicado para o Brasil. Alerta vermelho mode on!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora