acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
15/10/2024

Tudo certo e nada resolvido

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA: o dólar voltou a subir, a Bolsa vem caindo há algumas semanas e a curva de juros precifica taxas acima de dois dígitos para os próximos anos. As questões geopolíticas no Oriente Médio e o desmonte de expectativas sobre uma redução de 0,5% na taxa de juros dos EUA, além das tensões fiscais no Brasil, são os principais motivos dessa piora recente nos principais ativos. Por outro lado, a China anunciou um pacote de estímulos que busca reaquecer a economia após uma crise de confiança, demanda fraca e queda no setor imobiliário. Mas ainda não está claro se será suficiente para reduzir o dólar no Brasil, especialmente, com a ausência de medidas fiscais detalhadas por aqui. Ou seja, tudo certo e nada resolvido e, em ambiente de incertezas, a única certeza que temos é a de que a volatilidade deve continuar.

 

CONSEQUÊNCIA: com isso, as projeções seguem piorando. Na pesquisa Focus desta semana tivemos mais uma rodada de aumento nas projeções de inflação para este ano muito embora, para 2025, o mercado tenha revisado ligeiramente para baixo. As projeções para a taxa Selic continuaram elevadas e também foram revisadas para cima, bem como as projeções para taxa de câmbio. Já a expectativa para o crescimento econômico segue resiliente e, especificamente para 2024, foi revisada para cima mais uma vez.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora