acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
21/1/2020

Aos quatro ventos

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Na semana  passada, falamos que com a assinatura da primeira fase do acordo entre EUA e China poderíamos, quem sabe, ver uma onda de bom humor no mercado de câmbio  local, mas está acontecendo exatamente o contrário. Além de perder valor  frente ao dólar, nossa moeda tem oscilado com notícias e indicadores que  muitas vezes poderiam passar despercebidos, não fosse o amontoado de  incertezas que ronda os ambientes político e macroeconômico brasileiros. Com  isso, voltamos a ver a cotação perto dos R$/US$4,20.    

CONSEQUÊNCIA:

Talvez seja esse o novo patamar de câmbio, como já ouvimos  muito nosso ministro da Economia falar aos quatro ventos. Contudo o que nos  preocupa de verdade é que, mesmo com algumas poucas boas notícias, tanto  internas quanto externas, nossa taxa de câmbio permanece pressionada e  continuamos não vendo fluxo de investimento estrangeiro em nosso país. E a  ausência de fluxo mostra que o investidor gringo ainda não acredita que os  fundamentos econômicos tupiniquins estejam de fato melhorando. E nós,  acreditamos?

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora