acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
23/2/2021

Biruta

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Para quem não conhece, biruta é aquele  aparelho simpático que indica a direção e a intensidade dos ventos de  superfície, auxiliando os profissionais da aeronáutica e da meteorologia. Poderíamos nós, economistas, ter um instrumento tão simples como esse para  poder medir a direção dos mercados, não acham? Mas, infelizmente, as  variáveis que movem os mercados são muitas e, na maioria das vezes, imprevisíveis e momentâneas. Exatamente o momento que estamos vivenciando,  pois além da pandemia sem fim, o anúncio da troca do presidente da Petrobrás  provocou grande mau humor nos mercados pela sinalização de que possa haver  alguma intervenção do governo na empresa.  

CONSEQUÊNCIA:

Sabemos que imagem do Brasil já não é das melhores perante os  investidores estrangeiros (que são os principais responsáveis pelo fluxo de  capitais em nosso país) e a possibilidade de alteração na estatal prejudicou  ainda mais. Resultado? Queda de mais de 4% na Bolsa e desvalorização do real,  que encerrou o dia de ontem acima dos US$/R$5,4 e foi, mais uma vez, o patinho feio diante das demais moedas emergentes. É meus amigos... está  difícil de acreditar que alguma brisa boa virá para mudar esse cenário. Em época de tempestade, não há biruta que adivinhe a direção do vento.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora