acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
31/1/2023

Incertezas e instabilidades

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Descobrir qual é a próxima tendência para a  taxa de câmbio é algo que praticamente todos os analistas de mercado querem  saber, mas poucos (ou quase nenhum) conseguem adivinhar. Há tantas outras  variáveis que envolvem o comportamento de uma moeda, que arriscaria dizer que  é praticamente impossível saber qual será o próximo movimento. Estamos  passando por um período de certo alívio no câmbio, que tem sido favorecido  pela retomada da economia chinesa e pelo alto patamar da nossa taxa de juros.  Mas será que esse comportamento é uma tendência?    

CONSEQUÊNCIA:

Difícil e ainda muito cedo para saber (ou adivinhar!). A taxa  de câmbio é também uma medida de risco e, convenhamos, nossa economia ainda  não está desempenhando de forma satisfatória. Além disso, as incertezas e  instabilidades que rondam o início de um novo governo aumentam a aversão ao  risco de qualquer país e, no Brasil, não está sendo diferente. Amanhã,  saberemos qual será a nova taxa de juros nos EUA e no Brasil. O mercado espera  ansioso por esse evento – a super quarta. Apenas mais um motivo que poderá  mudar (ou não!) a trajetória da nossa taxa de câmbio no curto prazo.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora