acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
6/6/2023

Muita calma nessa hora

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Os dados macroeconômicos mais recentes têm nos surpreendido. Primeiro, vieram os indicadores de inflação mostrando uma desaceleração acima do que se esperava; na sequência, parece que os dados de nível de atividade também estão mostrando uma recuperação não imaginada. Tivemos um crescimento surpreendente do PIB no primeiro trimestre deste ano, que fez com que até os mais pessimistas revisassem suas projeções de crescimento para o final de 2023. Será então que o pior já passou? Parece que sim. E isso de certa forma tem ajudado no comportamento de nossos ativos e incluindo o câmbio nessa lista. Mas será que tem espaço para melhorar mais?

CONSEQUÊNCIA:

As projeções de mercado, de acordo com a pesquisa Focus do Banco Central, também começaram a ser revisadas. Se no início do ano, as projeções sinalizavam um crescimento próximo de 1% para o final deste ano, a pesquisa mais recente já sinaliza que esse crescimento está mais perto de 2% do que de 1%. As projeções de inflação também cederam mais um pouco na última pesquisa. Resta agora saber quando essa melhora irá impactar nas projeções de câmbio, já o que mercado ainda projeta uma taxa acima de US$/R$5,0 para o final do ano. Parece que algum incômodo ainda persiste e talvez ainda seja cedo para afirmar que vai melhorar muito no curto prazo. Acho que teremos que ter um pouquinho mais de paciência, muita calma nessa hora!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora