acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
12/12/2023

Por água abaixo

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA: Em semana de decisão de juros, não se fala em outra coisa e, amanhã, teremos mais uma famosa Super Quarta – quando há definição sobre a taxa básica de juros aqui no Brasil e nos EUA, no mesmo dia. Para o Brasil é esperada uma continuidade no ciclo de queda da Selic, na mesma intensidade das últimas decisões (redução de 50 bps), que levará nossa taxa básica a 11,75% a.a.. Para os EUA, a expectativa é de manutenção da taxa no intervalo de 5,25% - 5,50%. Contudo, mais do que as decisões em si, a expectativa maior é pela mensagem que os presidentes das instituições passarão. Aqui, no Brasil, o ritmo de corte poderá ser maior ou não daqui em diante e, nos EUA, Powell pode sinalizar ou não o início do ciclo de redução dos juros nos EUA. Que hoje estão mais concentradas no primeiro semestre de 2024.  

CONSEQUÊNCIA: Ambas as decisões e os comunicados costumam ter impactos diretos no comportamento do câmbio. Caso o Banco Central Americano sinalize preocupação adicional com o comportamento da economia e, mais especificamente falando, da inflação, é possível que se observe pressão adicional no câmbio, pois as hipóteses de queda dos juros no primeiro semestre do próximo ano irão por água abaixo. Se isso acontecer, é possível que o câmbio volte a subir e as projeções que foram revisadas para baixo recentemente (veja na tabela abaixo) poderão ser novamente alteradas. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos!

TabelaDescrição gerada automaticamente

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora