acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
3/3/2020

Resiliência

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Resiliência, segundo o Google - nosso Aurélio dos tempos modernos - é a “Propriedade dos  corpos que voltam à sua forma original, depois de terem sofrido deformação ou  choque. Ou a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou  aos infortúnios. Ou então, a tendência natural para se recuperar ou superar  com facilidade os problemas que aparecem.” Pois muito bem, já faz algum tempo  que estamos observando uma grande aversão ao risco nos mercados financeiros.  As bolsas do Brasil e do mundo se desvalorizaram muito e as moedas,  principalmente, dos países emergentes (nós!) estão sofrendo bastante desde o  surgimento do primeiro caso de coronavírus na China. Para se ter uma ideia, o  real desvalorizou mais de 8%, desde então. São os investidores retirando  liquidez dos mercados de bolsa e câmbio e procurando ativos mais seguros,  como o ouro, por exemplo.  

CONSEQUÊNCIA:

Talvez a recuperação não seja tão rápida e fácil como diz  nosso amigo Google, mas também não será impossível. Ao que tudo indica, os  principais bancos centrais do mundo estão preparando uma ação conjunta para  tentar conter os possíveis efeitos do vírus sobre a economia mundial. Se isso  realmente acontecer, será uma ajuda e tanto que não passará despercebida  pelos mercados. Então quando tudo isso passar, é possível que a gente veja os  mercados se ajustando e voltando aos patamares de antes da crise, mas ainda  teremos um longo caminho a percorrer. Haja resiliência até lá!

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora