acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
25/10/2022

Variável que agrava

Por

Cristiane Quartaroli

CAUSA:

Depois de alguns dias de alívio para as moedas  emergentes, a semana começou com sentimento de aversão ao risco. A percepção  de piora do cenário externo, com preocupações sobre o futuro da economia  chinesa após reeleição de Xi Jinping, a queda da confiança em países da Zona  do Euro e a falta de perspectivas sobre uma possível melhora no curto prazo,  por conta da guerra no Leste Europeu, continuam influenciando de forma  negativa tanto o câmbio quanto as bolsas do mundo todo. Aqui, no Brasil,  temos uma variável que agrava ainda mais esse quadro, o segundo turno das  eleições.  

CONSEQUÊNCIA:

Ou seja, há muitos motivos para esse recente aumento de  aversão ao risco. Além disso, ao longo desta semana terá decisão do COPOM na  quarta-feira, de forma que mercado tende a ficar em cautela até lá. Mais do  que a decisão em si, os analistas aguardam para ver qual será o tom do Banco  Central sobre as decisões futuras, até quando os juros deverão permanecer em  patamar elevado e se haverá ou não espaço para queda dos juros no primeiro  semestre de 2023.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora