acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
21/3/2025

Semana em Gráficos - 07/03 a 21/03

Por

Cristiane Quartaroli

O período foi marcado por ajuste positivo na nossa taxa de câmbio, que foi uma das moedas emergentes que mais se valorizou ao longo das duas últimas semanas. A melhora na percepção de risco de forma global, após anúncio de novas medidas de estímulo para a economia chinesa, foi um dos principais motivos desse comportamento. Além disso, a percepção de algum compromisso fiscal por parte do governo somada à nossa taxa de juros mais elevada (e mais atrativa), contribuiu para a melhora do ambiente interno e da evolução da nossa taxa de câmbio.

A curva de juros, por sua vez, seguiu o comportamento das últimas semanas, com juros acima de 14% a.a. tanto para os prazos curtos quanto para os mais longos. O Banco Central optou por fazer mais um aumento de 1 p.p.na taxa Selic, que passou para 14,25% a.a., em linha com as estimativas do mercado. Em nota, o Banco Central antevê um ajuste de menor magnitude para a próxima reunião, mas reforçou que a magnitude total do ciclo de aperto monetário irá depender da evolução da inflação e de suas expectativas, e, também, do balanço de riscos como um todo. O mercado (pesquisa Focus) projeta mais duas altas de 0,50 e 0,25, de forma que a Selic encerraria o ano em 15% a.a.. Mas, claro, que tudo vai depender da evolução dos indicadores de inflação.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos