acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
27/9/2024

Semana em Gráficos - 13/09 a 27/09

Por

Cristiane Quartaroli

O período foi marcado por muita volatilidade no mercado de câmbio. Embora as moedas emergentes tenham se beneficiado com o corte de juros nos EUA, algumas outras questões têm prejudicado a continuidade de um bom desempenho, dentre as quais destacamos: 1.Preocupação com o cenário fiscal brasileiro, diante da expectativa que não haverá corte de gastos e 2. Aproximação das eleições presidenciais nos EUA e municipais no Brasil. Mais recentemente, compromisso do governo chinês com estímulos econômicos inicialmente revitalizou um pouco o apetite por risco nos mercados.

A previsão do Banco Central no Relatório de Inflação com números acima da meta até meados de 2026 gerou preocupações sobre a necessidade de um aperto monetário mais intenso. Isso, somado ao fato de que as projeções de mercado seguem pressionadas (relatório Focus) fez com que a curva de juros se mantivesse pressionada. O mercado precifica hoje, curva de juros acima de 12% para os prazos mais longos. Além disso, vale lembrar que a ausência de sinalização de compromisso com as contas fiscais por parte do governo também contribui para esse movimento nos juros.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos