acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
7/2/2025

Semana em Gráficos - 24/01 a 07/02

Por

Cristiane Quartaroli

Depois de ter subido mais de 27% em 2024, nossa taxa de câmbio caiu quase 7% desde o início deste ano. Ainda longe de fechar a conta negativa do ano passado, mas essa queda não deixa de ser positiva para o Brasil, principalmente se pensarmos sob a perspectiva de risco-país. Vale lembrar, contudo, que nem muita coisa mudou do final do ano passado para hoje, talvez uma percepção melhor sobre como será a política de governo de Trump (leia-se: ameaças não cumpridas) e temos uma taxa de juros alta o suficiente para atrair capital. Por outro lado, o fiscal continua sendo motivo de dúvida e pode atrapalhar esse bom humor, caso uma postura mais austera por parte do governo não seja implementada. Vamos aguardar para ver como será!

A curva de juros, por sua vez, continua sinalizando taxas acima de 15% a.a. para o próximo ano. Contudo houve uma ligeira melhora em relação aos valores observados na semana anterior no que diz respeito às taxas de longo prazo. Na ata do Copom divulgada na última terça-feira, o Banco Central sinalizou mais um aumento da Selic na próxima reunião, mas deixou em aberto as decisões futuras. A percepção do mercado foi de que poderá haver uma desaceleração no ritmo de alta dos juros nas decisões mais à frente e, portanto, a curva de juros teve essa ligeira melhora.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos