acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
1/3/2024

Semana em Gráficos - 16/02 a 01/03

Por

Cristiane Quartaroli

As últimas semanas têm sido marcadas por muita volatilidade no mercado de câmbio e por aqui seguimos com uma taxa bastante pressionada, ainda próxima dos US$/R$5,00. O principal motivo para tamanha aversão ao risco continua sendo a perspectiva (ou falta de) em relação à taxa de juros americana. Hoje, a mediana das estimativas aponta para uma queda apenas a partir de junho e é isso que tem mantido as moedas emergentes pressionadas. Ou, em outras palavras, o dólar ganha valor nesse cenário de juros americanos mais altos por mais tempo.

A curva de juros, por sua vez, manteve a tendência de algumas semanas. Com desaceleração mais evidente para os prazos mais curtos e estimativa de alta para os prazos mais longos. Embora a inflação tenha surpreendido positivamente no último resultado (IPCA-15 veio abaixo do esperado), não foi suficiente para tirar a pulga atrás da orelha do mercado em relação ao futuro da inflação por conta da deterioração das contas fiscais. Seguimos na expectativa.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos