acesse sua contaabrir conta
Semana em Gráficos - 23/02 a 08/03
Relátórios de economia
8/3/2024

Semana em Gráficos - 23/02 a 08/03

Por

Cristiane Quartaroli

O câmbio passou boa parte do período com tendência de queda, impulsionado por dois motivos principais: 1. Sinalização por parte dos bancos centrais americano e europeu de que haverá redução nos juros ainda neste ano, 2. Dados locais mais fortalecidos, como os da indústria, balança comercial e transações correntes. Contudo, a criação de empregos acima do esperado nos EUA, anulou grande parte desse comportamento mais positivo do real, que encerrou o período com queda de apenas 0,3%, enquanto outras moedas emergentes se valorizaram mais.

A curva de juros, por sua vez, cedeu ligeiramente nos seus principais pontos e indica que a Selic deverá ficar abaixo de dois dígitos nos prazos mais curtos. Contudo para os prazos mais longos a curva continua sinalizando elevação. Esse comportamento está relacionado às incertezas sobre o futuro das contas fiscais. Os gastos permanecem elevados e isso tende a pressionar a inflação no futuro. Vale destacar que a queda dos juros feita até o momento tem contribuído para melhorar os indicadores de atividade econômica do Brasil.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos