acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
14/2/2025

Semana em Gráficos - 31/01 a 14/02

Por

Cristiane Quartaroli

Embora o real tenha se apreciado ao longo do período, as notícias não foram tão animadoras. Do lado internacional, a inflação nos Estados Unidos surpreendeu ao subir 0,5% em janeiro, acima da expectativa de 0,3%, elevando a possibilidade de manutenção ou até de aumento das taxas de juros pelo Federal Reserve (a expectativa era de queda ao longo do ano). Internamente, as pesquisas de comércio e serviços de dezembro mostraram queda inesperada, indicando arrefecimento da economia brasileira. Ainda assim, o real teve um desempenho mais favorável, se destacando de forma positiva diante das demais moedas emergentes.

A curva de juros apresentou ligeira alta nas taxas de curto prazo, refletindo a expectativa de manutenção do aperto monetário pelo Banco Central, após a divulgação do IPCA de janeiro. Embora o índice cheio tenha vindo em linha com o esperado pelo mercado, as medidas de núcleo continuaram mostrando elevação, reforçando a hipótese de que os juros devem continuar subindo. Já as taxas de prazos mais longos permaneceram estáveis, influenciadas pelos indicadores de atividade econômica (pesquisa mensal de comércio e de serviços) que mostraram resultados mais fracos em dezembro.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos