acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
14/3/2025

Semana em Gráficos - 28/02 a 14/03

Por

Cristiane Quartaroli

Ao longo desta semana, o comportamento da taxa de câmbio foi marcado por alguma volatilidade. O cenário econômico nos Estados Unidos continua incerto, com o enfraquecimento do mercado de trabalho e a inflação abaixo das previsões, reforçando as expectativas de que o Federal Reserve possa cortar as taxas de juros a partir de junho. Contudo, o Fed sinalizou que manterá as taxas inalteradas na próxima reunião, aguardando os efeitos das novas medidas adotadas pelo governo Trump. Esse quadro de incerteza fez a moeda oscilar ao longo do período, mas ainda assim, o Real se beneficiou um pouco, impulsionado pela expectativa de alta da Selic na próxima semana, que tende a trazer fluxo de forma especulativa para nosso país.

A curva de juros brasileira, por sua vez, permanece em patamar elevado, com taxas acima de 14% a.a. tanto para os prazos mais curtos, quanto mais longos. O IPCA de fevereiro divulgado nesta semana trouxe uma inflação bastante pressionada, embora abaixo do esperado pelo mercado. A projeção para o final deste ano subiu ligeiramente na última pesquisa Focus, reforçando a hipótese de que a taxa Selic deverá subir novamente na próxima decisão do Copom.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos