acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
25/10/2024

Semana em Gráficos - 11/10 a 25/10

Por

Cristiane Quartaroli

As mesmas dúvidas e problemas continuam incomodando e trazem incertezas para o mercado. Em meio a um cenário nebuloso, a aversão ao risco aumenta e os ativos se deterioram, não tem jeito. Na última semana, não foi diferente. A expectativa de corte menor nos juros americanos, somada à possibilidade de uma postura mais conservadora do Banco Central na próxima decisão do Copom, contribuíram para a recente deterioração da nossa taxa de câmbio. Além disso, e não menos importante, a infindável Guerra no Oriente Médio e a expectativa de deterioração da economia chinesa adicionaram ainda mais instabilidade ao cenário já bastante bambo.

A curva de juros segue com tendência de alta, mostrando taxas acima de dois dígitos para os próximos anos. O IPCA-15, divulgado nesta semana, surpreendeu o mercado com abertura qualitativa pior na margem. Houve aceleração nos preços de alguns serviços e de produtos industriais, reflexo de uma demanda mais forte e da alta do dólar, respectivamente. Movimento que confirma a hipótese de postura mais conservadora do BCB como mencionamos acima.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos