acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
21/2/2025

Semana em Gráficos - 07/02 a 21/02

Por

Cristiane Quartaroli

Ao longo desta semana, a taxa de câmbio apresentou oscilações em um ambiente de pouca liquidez, impactado pelo feriado nos Estados Unidos na segunda-feira, que reduziu o volume de negociações. O sentimento de cautela também prevaleceu antes e durante a divulgação da ata do Fed (Banco Central Americano), que trouxe um tom mais duro, reforçando a preocupação com a trajetória dos juros americanos. Além disso, a percepção de risco parece ter aumentado com os mercados atentos às discussões geopolíticas sobre a Guerra entre Rússia e Ucrânia, elevando a demanda por ativos considerados mais seguros e influenciando a volatilidade no câmbio.

A curva de juros no Brasil apresentou uma ligeira desaceleração em relação ao comportamento da semana anterior, refletindo a percepção do mercado de um crescimento econômico mais fraco ao longo do ano. Esse movimento foi influenciado pela divulgação abaixo do esperado do IBC-Br de dezembro, considerado uma prévia do PIB, que indicou uma desaceleração mais evidente da atividade econômica, surpreendendo a maioria das estimativas. Com isso, os investidores passaram a precificar uma necessidade de aperto monetário menor no futuro, levando à redução das taxas futuras de juros. Vale destacar que, ainda assim, estamos falando de um nível de juros acima de 14% a.a..

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos