acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
5/4/2024

Semana em gráficos - 22/03 a 05/04

Por

Cristiane Quartaroli

Parece até mentira, mas abril começou com dólar ultrapassando a marca dos US$/R$5,00 já no primeiro dia. Motivos? Parecem iguais só que diferentes. A verdade é que há fatores externos que têm impulsionado o câmbio para cima, como juros ainda altos nas economias centrais ou preocupações com os conflitos ao redor do mundo. Mas, também, há fatores internos como o risco de não cumprimento da meta fiscal (já muito debatido), além dos ruídos políticos em torno das empresas públicas. Motivos não faltam e, com isso, o real segue perdendo valor.

A curva de juros, por sua vez, continuou subindo principalmente nos prazos mais longos. Hoje, o mercado já precifica que a Selic deverá voltar a subir daqui dois anos. Mal acabou o ciclo de queda dos juros, e as estimativas são pouco animadoras para o futuro. Isso porque os números mais recentes de inflação voltaram a ficar pressionados e há um receio de que o aumento de gastos observado hoje possa impactar de forma negativa na inflação futura. Com isso, os juros sobem.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos