acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
4/4/2025

Semana em Gráficos - 21/03 a 04/04

Por

Cristiane Quartaroli

No fim do dia, quem saiu perdendo com o tão famoso e esperado tarifaço parece que foram mesmo os EUA. Na última quarta-feira, o presidente Trump anunciou aumento das tarifas de importação para vários países, elevando em média, de 5% para 25%. Para o Brasil houve um aumento adicional de 10%. O anúncio gerou temores de inflação e recessão nos EUA, levando investidores a buscar mercados mais atrativos (especulativamente falando), como o Brasil e, com isso, nossa moeda e outras moedas emergentes acabaram se favorecendo logo após o anúncio. Contudo, a retaliação da China veio e, com ela, mais uma rodada de aversão ao risco.  Ou seja, essa volatilidade deve continuar até que haja algum acordo entre os países envolvidos, sobretudo entre China e EUA. Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos

A curva de juros manteve comportamento semelhante ao da semana anterior, com taxas precificadas acima de 14% a.a. para prazos curtos e longos. Isso ocorre porque a inflação e suas projeções permanecem elevadas, acima da meta estabelecida. Ou seja, o mercado continua acreditando em possíveis ajustes adicionais nas próximas reuniões do Banco Central. Vale destacar que os indicadores de atividade econômica seguem mostrando números abaixo do esperado, como foi o caso da produção industrial divulgada nesta semana. Comportamento que é reflexo dos juros elevados sobre a atividade econômica.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos