acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
18/10/2024

Semana em Gráficos - 04/10 a 18/10

Por

Cristiane Quartaroli

Nossa taxa de câmbio voltou a apresentar muita volatilidade, refletindo a incerteza em torno de dois principais pontos: 1. decisões de política monetária nos Estados Unidos; 2. dúvidas a respeito das expectativas do mercado com relação à inflação mundial. Além disso, fatores externos, como a percepção de que haverá desaceleração econômica na China e as tensões geopolíticas com a Guerra no Oriente Médio, também impactaram o desempenho das principais moedas emergentes. No cenário doméstico, o desempenho do real frente ao dólar foi influenciado por questões políticas e pela percepção de risco dos investidores em relação às contas públicas.

A curva de juros apresentou variações influenciadas pelas expectativas em torno das próximas decisões de política monetária do Banco Central do Brasil. Os investidores permanecem atentos aos indicadores de inflação e atividade econômica, bem como ao comportamento das expectativas de inflação, buscando sinais sobre qual será o ritmo do próximo ajuste na taxa Selic. O cenário global, especialmente as incertezas nos Estados Unidos e os dados econômicos da China, também impactaram de forma negativa na curva ao longo desta semana.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos