acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
5/7/2024

Semana em Gráficos - 21/06 a 05/07

Por

Cristiane Quartaroli

As últimas semanas têm sido marcadas por grande volatilidade em nossa taxa de câmbio, principalmente, por conta de ruídos domésticos em torno do tema contas públicas. Embora o ministro da Fazenda tenha apresentado um plano para redução de parcela dos gastos obrigatórios, ainda é cedo para afirmar se esse plano será colocado em prática ou não. Por conta disso, ainda há certo receio por parte do mercado sobre esse tema. Além disso, as dúvidas sobre a evolução dos juros nos EUA continuam e têm contribuído para manter a aversão ao risco em nível elevado.

Mesmo após o anúncio das medidas de contenção dos gastos, a curva de juros continuou subindo, sinalizando Selic acima de 2 dígitos para os próximos 3 anos. Nem mesmo indicadores de inflação mais recentes, que ficaram abaixo do esperado, foram suficientes para conter a pressão sob a curva de juros. Os próximos passos do Banco Central estão dependendo da evolução tanto dos indicadores de inflação, quanto da perspectiva sobre a evolução das contas fiscais. E alguns atividade econômica ainda sofrem com o nível elevado de nossa taxa de juros, como apontado pelos dados mais recentes da produção industrial.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos