acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
22/3/2024

Semana em Gráficos - 08/03 a 22/03

Por

Cristiane Quartaroli

Embora tenha se observado uma queda na taxa de câmbio ao final do período em questão, ainda assim estamos falando de uma taxa média elevada e muito próxima dos US$/R$5,00. As decisões de juros no Brasil e nos EUA foram responsáveis por manter o ambiente avesso ao risco até quarta-feira. Contudo após as decisões houve um certo alívio, já que o Banco Central Americano trouxe um tom um pouco mais brando em seu comunicado, sinalizando que fará três cortes de juros ainda em 2024. Por outro lado, o Banco Central do Brasil afirmou que irá avaliar o cenário para decidir se haverá espaço para mais redução nos juros ao longo deste ano. Isso favoreceu a cotação da nossa moeda, mas não foi suficiente para vermos uma melhora mais expressiva

A curva de juros acompanhou a decisão do COPOM e manteve tendência de queda para os prazos mais curtos. Os prazos mais longos, no entanto, seguem pressionados por conta da incerteza sobre o cenário fiscal aqui no Brasil. As sinalizações de contínuo aumento dos gastos por parte do governo tendem a pressionar os indicadores de inflação de longo prazo e, com isso, a curva de juros fica mais elevada.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos