acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
1/11/2024

Semana em Gráficos - 18/10 a 01/11

Por

Cristiane Quartaroli

Sobre o comportamento da nossa taxa de câmbio “no news is bad news”. Na semana passada, o ministro da fazenda e o presidente do Banco Central sinalizaram – ainda que apenas verbalmente – o possível anúncio de um pacote de corte de gastos do governo. Pois bem, o anúncio ainda não veio, o que tem sido determinante para a piora no comportamento da nossa moeda. Adiciona-se a isso a proximidade das eleições americanas, com possibilidade de vitória de Donald Trump, fazendo o câmbio chegar ao maior patamar desde o início de 2021. Está mesmo difícil enxergar uma melhora no humor desse mercado no curto prazo.

A ausência de medidas fiscais e a taxa de câmbio em patamar elevado por muito tempo são os principais combustíveis para a manutenção da curva de juros em nível elevado, com taxas acima de dois dígitos, inclusive para os prazos mais longos. Como contrapartida, a despeito dos juros mais altos, não temos observado piora nos indicadores de nível de atividade econômica, que seguem fortalecidos, como pudemos observar nos dados de mercado de trabalho e da indústria divulgados ao longo da última semana.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos