acesse sua contaabrir conta
Relátórios de economia
2/2/2024

Semana em Gráficos - 19/01 a 02/02

Por

Cristiane Quartaroli

A taxa de câmbio teve uma semana de bastante volatilidade por conta das várias incertezas. A taxa de câmbio teve uma semana de bastante volatilidade por conta das várias incertezas que permeiam o ambiente de negócios no Brasil, dentre as quais destacamos: 1. Ruídos nas negociações no Congresso; 2. Dúvidas sobre o mercado imobiliário chinês, e 3. Expectativa de manutenção de juros em patamar elevado nos EUA por mais tempo. Por conta desses motivos, nossa taxa de câmbio manteve a cotação média próxima dos US$/R$ 4,90. Ainda está cedo para dizer se há alguma tendência diferente.

Já a curva de juros cedeu um pouco mais, sinalizando taxas timidamente abaixo de 2 dígitos, inclusive para o prazo de 2 anos, diferentemente do que havíamos observado na semana passada. A decisão do Copom em manter o ritmo de corte da Selic e sinalizar que os próximos movimentos se darão na mesma intensidade podem ter contribuído para esse movimento mais tímido na curva de juros desta semana. Vale destacar que o Banco Central também sinalizou que há riscos para ambas as direções, de forma que não seria uma surpresa ver algum ajuste futuro na curva.

ouça nosso podcast!

Economia do dia a dia

Um resumo dos principais acontecimentos de cada dia que podem influenciar na taxa de câmbio, tudo isso em menos de 1 minuto.

ouça agora

Outros artigos

Ver todos artigos